segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DESENHOS - ESTRUTURAS DO CORPO FEMININO E MASCULINO

Nas últimas aulas trabalhamos na construção de bases de corpo inteiro. Começamos sempre pela base feminina e depois caminhamos para a masculina. Interessante observar que mesmo seguindo basicamente as mesmas proporções as bases dos dois gêneros tem particularidades bastante distintas. E é sob esse aspecto que exercitaremos os dois tipos de desenhos. Abaixo seguem exemplos a serem trabalhados em nossa próxima aula:
Base feminina, frente e costas, na proporção de oito cabeças e meia.
Base masculina, frente e costas, também na mesma proporção de oito cabeças e meia.
  Abaixo podemos ver duas bases ( masculina e feminina) e suas diferenças mais evidentes, e desenhadas em um estilo diferente dos exemplos acima - esses desenhos seguem o padrão dos super-heróis das HQs :
Desenhos no estilo "super-heróis de HQ"
Para ter uma ideia mais aproximada de como as bases femininas e masculinas podem se diferenciar note as marcações nos desenhos:
Enquanto no desenho masculino predominam os traços mais retos (que caracterizam masculinidade) o desenho feminino possui curvas e extremidades mais arredondadas (que sugerem leveza  e feminilidade). Outro ponto interessante é como as linhas verticais masculinas formam um "V" e a feminina formam um "A".
Como descrito na legenda, um dos truques que usamos para definir uma figura feminina é exaltando o arredondamento da ilustração em alguns pontos (na figura acima isso é levado ao extremo). O rosto é onde esse truque é mais facilmente percebido, rosto mais arredondado, olhos, boca e nariz também acompanha esse raciocínio. Ao representar a figura masculina o rosto deve ser mais anguloso e olhos, nariz e boca com o mínimo de arredondamento possível. Outro detalhe observado na ilustração acima diz respeito à relação entre ombros e quadris, que tem uma relação de tamanhos inversamente proporcionais nos dois gêneros. Ombros largos e quadris estreitos remetem à masculinidade, já ombros estreitos e quadris largos evidenciam características bastante femininas.
Lembrete final: Copiem as imagens acima e tragam para ser trabalhadas durante as próximas aulas. É isso.

Nenhum comentário: